A indústria alimentícia e o Big Data se unem para a inovação do setor

A exploração de dados é cada vez mais aplicada a diversos setores que viram nessa tecnologia uma oportunidade de crescimento. Agora é a vez da indústria de alimentos, que encontrou no Big Data uma maneira de começar o processo de digitalização. A análise da enorme quantidade de dados gerados a cada dia pelos consumidores tem sido, para muitas empresas e companhias, uma forma de conhecer melhor seus consumidores e poder oferecer produtos melhores e mais personalizados. A indústria alimentícia é a última a se unir à moda do Big Data.  

À Efeagro (ligada à agência EFE), o diretor geral da Federación Española de Industrias de Alimentación y Bebidas (FIAB), Mauricio García de Quevedo, disse que “o Big Data nos proporciona uma grande oportunidade para conhecer o comportamento e as demandas do consumidor, que inclusive inconscientemente fornece informações sobre coma atua no momento de compra, permitindo-nos atender melhor suas necessidades”. 

A digitalização, nesta ocasião proporcionada pelo Big Data, é um dos fatores que podem proporcionar o crescimento do setor, e para colocar em prática é necessário conhecer cases inspiradores dentro desse nicho. Por conta disso a FIAB integra vários encontros organizados por empresas dessa indústria, como o Food&Drink Summit.

[Talvez interesse: Master em Master em Big Data & Inteligência Empresarial]

O relatório ViewPoint apontava, em 2016, que empresários do setor viam o Big Data como uma oportunidade e mais de 25% dos entrevistados concordavam que sua utilização já impulsionava a produtividade.  

Alguns órgãos, como o Ainia, já desenvolvem projetos para aplicação da exploração de dados voltada à alimentação. No caso dessa empresa, a iniciativa BigFood nasceu com o objetivo de desenvolver uma tecnologia especializada dedicada a lidar com informação setorial agroalimentícia, para conversão em informação que possa ser utilizada de maneira efetiva.  

A implementação de ferramentas e técnicas de avançada tecnologia permite a comparação completa e detalhada dos dados, monitoramento em tempo real e obtenção de informação antecipada, possibilitando às empresas tomar decisões baseadas em fatos para gestionar melhorar seu rendimento de forma adiantada. 

 

Deja un comentario