Consulados da Espanha no Brasil

Um dos passos necessários para quem vem estudar em Madri é tirar um visto de estudos. Veja aqui onde estão os consulados da Espanha no Brasil e qual a documentação necessária para o visto de estudante

Um dos passos necessários para quem vem estudar em Madri é tirar um visto de estudos. O processo é feito no consulado espanhol, presente em cinco cidades brasileiras. Para permanências superiores a três meses os alunos brasileiros precisam de um visto específico de longa duração. A Espanha tem uma seção consular na sua Embaixada, em Brasília, e quatro consulados nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre. 

Cada consulado atende a estados específicos. Ou seja, conforme o estado em que reside o solicitante deve ir ao consulado correspondente. A Seção Consular de Brasília atende toda a região Norte e os estados de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O Consulado de São Paulo atende os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Consulado do Rio de Janeiro atende os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Consulado de Salvador atende toda a região Nordeste. O Consulado de Porto Alegre atende os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As páginas com a informação sobre vistos, por cada consulado, são:

Dentre a documentação necessária estão a Solicitud de visado nacional preenchida e com fotografia 3×4, carta da universidade atestando a estância de estudos, comprovar ter meios para manter-se no país durante o período. Como a duração do curso é superior a seis meses, é igualmente necessário um atestado médico (modelo na página de cada consulado) e uma certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal. É exigido também um seguro médico para o período de estadia na Espanha – uma opção é o OnCampus.  

A folha explicativa com todos os documentos que devem ser apresentados no dia da entrevista para o visto estão nas seguintes páginas:

O agendamento é feito pela internet, e os endereços para marcar a cita previa por cada consulado são: 

A expedição do visto tem valor de R$262. O pagamento das taxas consulares é feito no momento da solicitação e precisa ser pago em dinheiro, preferencialmente no valor exato. 

Os endereços e telefones de cada consulado da Espanha no Brasil são: 

  • Brasília: Avenida das Nações, Quadra 811, Lote 44, Asa Sul. Brasília – DF. Tel: (61) 3701-1640
  • São Paulo: Avenida Brasil, 948, Jardim América. São Paulo – SP. Tel: (11) 3087-2600 
  • Rio de Janeiro: Rua Lauro Muller, 116, salas 1601/2 – Torre Rio Sul, Botafogo. Rio de Janeiro – RJ. Tel: (21) 2543-3200
  • Salvador: Avenida Oceânica, 8, Edifício Farol Praia Center, salas 102/103, Barra. Salvador – BA. Tel: (71) 3336-9055 
  • Porto Alegre: Avenida Carlos Gomes, 222, Conjunto 301, Bairro Auxiliadora. Porto Alegre – RS. Tel: (51) 3321-1901

 

Dúvidas sobre Madri? Veja o Guia do Estudante Next IBS!

Após a chegada na Espanha é necessário o empadronamiento e o Nie – saiba mais aqui.

Deja un comentario