Consulados da Espanha no Brasil

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
consulado espanha, visto estudante, visto espanha, documentação visto, espanha

Um dos passos necessários para quem vem estudar em Madri é tirar um visto de estudos. Veja aqui onde estão os consulados da Espanha no Brasil e qual a documentação necessária para o visto de estudante

Um dos passos necessários para quem vem estudar em Madri é tirar um visto de estudos. O processo é feito no consulado espanhol, presente em cinco cidades brasileiras. Para permanências superiores a três meses os alunos brasileiros precisam de um visto específico de longa duração. A Espanha tem uma seção consular na sua Embaixada, em Brasília, e quatro consulados nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre. 

Cada consulado atende a estados específicos. Ou seja, conforme o estado em que reside o solicitante deve ir ao consulado correspondente. A Seção Consular de Brasília atende toda a região Norte e os estados de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O Consulado de São Paulo atende os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Consulado do Rio de Janeiro atende os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Consulado de Salvador atende toda a região Nordeste. O Consulado de Porto Alegre atende os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As páginas com a informação sobre vistos, por cada consulado, são:

Dentre a documentação necessária estão a Solicitud de visado nacional preenchida e com fotografia 3×4, carta da universidade atestando a estância de estudos, comprovar ter meios para manter-se no país durante o período. Como a duração do curso é superior a seis meses, é igualmente necessário um atestado médico (modelo na página de cada consulado) e uma certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal. É exigido também um seguro médico para o período de estadia na Espanha – uma opção é o OnCampus.  

A folha explicativa com todos os documentos que devem ser apresentados no dia da entrevista para o visto estão nas seguintes páginas:

O agendamento é feito pela internet, e os endereços para marcar a cita previa por cada consulado são: 

A expedição do visto tem valor de R$262. O pagamento das taxas consulares é feito no momento da solicitação e precisa ser pago em dinheiro, preferencialmente no valor exato. 

Os endereços e telefones de cada consulado da Espanha no Brasil são: 

  • Brasília: Avenida das Nações, Quadra 811, Lote 44, Asa Sul. Brasília – DF. Tel: (61) 3701-1640
  • São Paulo: Avenida Brasil, 948, Jardim América. São Paulo – SP. Tel: (11) 3087-2600 
  • Rio de Janeiro: Rua Lauro Muller, 116, salas 1601/2 – Torre Rio Sul, Botafogo. Rio de Janeiro – RJ. Tel: (21) 2543-3200
  • Salvador: Avenida Oceânica, 8, Edifício Farol Praia Center, salas 102/103, Barra. Salvador – BA. Tel: (71) 3336-9055 
  • Porto Alegre: Avenida Carlos Gomes, 222, Conjunto 301, Bairro Auxiliadora. Porto Alegre – RS. Tel: (51) 3321-1901

 

Dúvidas sobre Madri? Veja o Guia do Estudante Next IBS!

Após a chegada na Espanha é necessário o empadronamiento e o Nie – saiba mais aqui.

Quer receber as últimas notícias da Next International Business School?