O que é Ciberdefesa e em que se diferencia da Cibersegurança?

Diante do novo cenário de riscos e ameaças que se constituiu na internet, a Cibersegurança e a Ciberdefesa tornaram-se ferramentas fundamentais. Mas, qual a diferença entre uma e outra?

O especialista em Cibersegurança passou de figura opcional nas empresas para converter-se em um elemento estratégico elemental. Ainda assim, nos casos mais extremos os ataques cibernéticos podem pôr em risco a integridade de um país inteiro. Assim, o inimigo virtual só pode ser combatido através da Ciberdefesa.

A evolução das tecnologias de informação e das comunicações provocou uma mudaça de paradigmas que exige a adoção de procedimentos especializados para neutralizar e controlar as ameaças cibernéticas. Pois a Ciberdefesa, além de prevenir os ataques como faz a Ciberseguridade, responde-os contra-atacando a fim de salvaguardar a segurança.

A União Internacional de Telecomunicações (ITU), órgão das Nações Unidas especializado em telecomunicações, estabelece cinco elementos fundamentais para desenvolver estratégias de cibersegurança. Dentre estes está a preparação de um marco regulatório para tomada de medidas técnicas e aplicação de um ambiente de cibersegurança e cooperação internacional.

A noção de Cibersegurança é complementária à de Ciberdefesa, e consiste na defesa digital de uma nação – todavia a assimilação de ideias como ciberterrorismo e crimes virtuais, cada vez mais presentes em nossa sociedade, exigem a existência de mecanismos exclusivos de Ciberdefesa.

Na Espanha o Mando Conjunto de Ciberdefensa (MCCD) é o órgão máximo encarregado de garantir o livre acesso ao ciberespaço e responder ameaças ou agressões que possam afetar a segurança nacional. Foi fundado em 2012, quando estabelecido que o Ministério da Defesa atuaria no também no ambiente virtual. Trabalha para assegurar disponibilidade, integridade e confidencialidade das informações na rede e cooperando com a defesa a ataques virtuais a nível internacional.

A Next IBS acredita na capacitação de uma atividade com crescente demanda e oferece o Master em Cibersegurança, no qual o aluno tem contato com os mais recentes conhecimentos sobre normativas, prevenção de delitos na internet, crimes virtuais e fraudes online.

Deja un comentario