Diferenças entre Comunicação Institucional e Comunicação Corporativa

Dentro dos setores voltados à comunicação presentes em empresas e instituições, são vários os tipos de comunicação que podem ser desempenhados. Explicamos neste artigo as diferenças entre Comunicação Institucional e Comunicação Corporativa

A comunicação é um dos pilares fundamentais na estratégia de instituições públicas ou privadas, pois dela dependem elementos cruciais como sua reputação. Todavia, por vezes não fica clara a diferença entre a Comunicação Institucional e a Comunicação Corporativa.

Precisamente, uma das classificações mais amplas no ramo da comunicação é a que reúne seus tipos em função dos temas e da entidade desde a qual é promovida. Se nos atentamos ao âmbito organizacional, podemos diferenciar entre a comunicação que é feita por organismos públicos e as estratégias que são traçadas por empresas privadas. 

Em primeiro lugar, a comunicação institucional tem como objetivo estabelecer uma relação de qualidade entre a instituição e o público com a qual se relaciona, adquirindo notoriedade e uma imagem pública adequada a suas atividades e fins. Busca se relacionar com a sociedade enquanto transmite sua personalidade e valores. 

[Pode te interessar: Master em Direção de Comunicação Corporativa e Marketing Digital]

Deve contribuir para um bem comum e, portanto, que a imagem projetada seja adequada às pessoas e grupos sociais onde transita, seja uma prefeitura, um ministério ou Congresso Nacional. O departamento de comunicação institucional é o encarregado por zelar pela imagem pública e interna da instituição ou empresa, guardando a identidade e filosofia que a caracteriza.   

A comunicação corporativa, por sua parte, corresponde ao conjunto de mensagens que uma instituição dirige a determinado público, buscando estabelecer uma conexão que propicie o crescimento do negócio. Inclui comunicação interna e externa, e precisa ser dinâmica, planejada e concreta.

Diferentemente da comunicação institucional, os orçamentos destinados a estratégias comunicativas são mais flexíveis uma vez que não dependem de verba pública, sobretudo, o público-alvo é muito mais definido. 

Em resumo, apesar das diferenças entre Comunicação Institucional e Comunicação Corporativa, ambas vertentes compartilham vários objetivos comuns: a criação e manutenção de uma reputação e gerar influência e notoriedade por parte da organização emissora.   

Deja un comentario