Fake news é tema de debate na Next IBS

Notícias falsas, as tão famosas quanto temerosas fake news – sobretudo durante as últimas eleições brasileiras – serão o assunto do primeiro Foro Next de 2019. O evento, intitulado “A batalha contra as fake news”, terá participação especial da jornalista brasileira Cristina Tardáguila.

Cristina é fundadora e diretora da Agência Lupa, criada em 2015 e pioneira no país ao dedicar-se especialmente à checagem de fatos. Integra também a International Fact-Checking Network, da qual fazem parte apenas três veículos brasileiros.

Organizado pela Next, o evento terá as presenças dos seguintes jornalistas:

Cristina Tardáguila, Agência Lupa (Brasil)

Enric Hernández, diretor do Periódico de Cataluña

Clara Jiménez, fundadora do site Maldito Bulo

Lorena Baeza, jornalista da Newtral

Manuel Campo Vidal, jornalista e presidente da Next

Newtral é uma start-up fundada pela jornalista espanhola Ana Pastor, que atua com checagem de fatos e detecção de notícias falsas. Maldita é um site que trabalha em diferentes frentes de checagem, desde postagens em redes (Maldito Bulo) a informação de temas de interesse geral que por vezes não ficam claros à população (Maldita te explica). El Periódico de Cataluña é um jornal diário de Barcelona fundado em 1978 e publicado em espanhol e catalão.  

O debate ocorrerá na sede acadêmica da escola, em Madri, todavia pode ser acompanhado ao vivo de qualquer lugar do mundo através da transmissão via internet, que inicia às 15h horário de Brasília.

Deja un comentario