Google é multado pela terceira vez pela Comissão Europeia

Órgão executivo da União Europeia penaliza a empresa estadunidense por conta do sistema de anúncios AdSense em 1.49 bilhões de euros

A Comissão Europeia anunciou hoje a terceira multa à gigante de tecnologia por práticas antimercado no comércio online. A comissária Margrethe Vestager disse “a empresa usa de sua posição de domínio no mercado para impedir que haja concorrência”. Ao apresentar contratos com diversas cláusulas de exclusividade, impedia mesmo sites de terceiros mostrar publicidade vendida por outros anunciantes.

Na decisão também apontou que Google domina o mercado de motores de busca no Espaço Econômico Europeu, detendo uma fatia de mais de 85%. E, além disso, cria barreiras que praticamente impedem a existência de concorrentes.  

google, multa, união europeia, comissão europeia, adsense, busca
ferramenta causou 3a maior multa à gigante estadunidense

Apesar da alta cifra, o valor é o menor entre a três sanções impostas pela Comissão Europeia: em 2017 foram €2.42 bi; e no ano passado o recorde de €4.34 bi na ação relacionada ao sistema Android. A multa deste ano pode ser inexpressiva ante os lucros da empresa – não passa de 1,5% do faturamento em 2018 -, todavia deixa o Google com o pódio completo das maiores penas impostas pela instituição europeia.   

O AdSense é uma ferramenta que permite aos responsáveis por páginas na web obter lucro com publicidade exibindo anúncios gerenciados pelo Google.

 

[conheça aqui o Master em Comunicação Corporativa e Marketing Digital da Next IBS]

Deja un comentario