Next realiza debate sobre despovoamento

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
eleições, espanha, política, debate

Os quatro principais partidos espanhóis confirmaram presença no debate da próxima quarta-feira

Next Educación, rede que engloba a Next International Business School, realizará no dia 3 de abril o debate “Êxodo e desafio demográfico nas zonas rurais”. Moderado pelo jornalista Manuel Campo Vidal, presidente da Next IBS, será transmitido em televisões nacionais e de regiões autônomas. 

Os quatro principais partidos do país estarão presentes no salão de atos da escola: PSOE, PP, Podemos e Ciudadanos. De extrema importância, o tema discutido será um dos obstáculos a serem enfrentados pelo próximo presidente do Governo: a Espanha vem sofrendo, nos últimos 10 anos, um intenso fluxo migratório em regiões distantes do mar – exceção feita à capital Madri.

Em entrevista ao jorna El País, o chefe do departamento de população do Instituto de Economia, Geografia e Demografia do CSIC, constatou que o problema vai além de um êxodo rural: “primeiro assistimos a um esvaziamento do campo, em seguida de pequenas cidades, e chegará a vez das cidades médias”. A representante do Partido Socialista, Isaura Leal, era a responsável pela questão na breve legislatura de Pedro Sánchez.

Durante o Foro Next em que participou, Isaura apontou a necessidade de maior oferta de mais trabalho, incremento na economia e sobretudo reduzir a desigualdade. “Os jovens que deixam suas cidades e vêm a Madri não chegam para assistir musicais, vêm buscar trabalho. Saem pela mesma razão que fez nossos avós e pais sairem de suas regiões nos anos 60”.  

Manuel Campo Vidal tem larga experiência na condução de debates eleitorais: em 1993 mediou o primeiro embate transmitido pela televisão, entre Felipe González e José María Aznar. Em 2016 negociou e dirigiu o primeiro debate com quatro candidatos realizado na Espanha, que juntou os tradicionais PSOE e PP com as novas representações de Podemos e Ciudadanos. Deste pleito, inclusive, apenas Mariano Rajoy não participará da eleição de 28 de abril – Pablo Casado assume o posto. Pedro Sánchez, Pablo Iglesias Turrión e Albert Rivera voltarão a se encontrar.

 

[Saiba mais sobre a Cátedra Next Desafio Demográfico e Despovoamento]

Quer receber as últimas notícias da Next International Business School?