Os desafios da Espanha ante o despovoamento

O interior da Espanha vive um processo de despovoamento que já afeta 53% do país. Com muito a ser trabalhado, Next promove uma cátedra para pensar soluções ao problema.

A Espanha é o país com menor população em todo o sul da Europa, com mais da metade de seu território em risco. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Comisionado del Gobierno frente al Reto Demográfico, órgão fundado em 2017 para estudar e frear o processo que afeta especialmente as áreas rurais.

Concretamente, em 53% da extensão geográfica do país vivem somente 5% da população – cifra mais do que preocupante, à qual Isaura Leal (responsável pela questão no governo de Pedro Sánchez) propôs no Foro Next Educación “uma grande aliança nacional” para executar ações que reduzam esse fenômeno. 

Este risco não se relaciona unicamente à baixa densidade populacional existente em algumas zonas, mas sim a outros fatores importantes como envelhecimento da população e dispersão territorial. Um exemplo disso é o fato de 90% da população espanhola estar concentrada em 1500 municípios ante um total de pouco mais de oito mil.  

A Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP) considera localidades em “risco de extinção” aqueles que não superam 500 habitantes – quase metade dos municípios se enquadram nessa situação. Luis Planas, ministro de Agricultura, Pesca e Alimentação, durante sua fala no ato de abertura da Cátedra Frente el Reto Demográfico afirmou que “o êxodo é atualmente um dos problemas mais importantes da Espanha. Os jovens buscam nas cidades melhores condições de vida; especialmente as mulheres, cuja vida no campo ou serra é mais difícil”. 

Esse fluxo migratório de jovens do campo em direção a cidade buscando oportunidades de trabalho coincide com o envelhecimento dos povoados, refletido em uma média de 1,2 maiores de 65 anos para cada menor de 15. A província de Soria tem o maior envelhecimento de toda União Europeia, e das 50 do país 30 apresentaram redução na população em 2018 – Zamora, León e Cáceres lideram a lista.   

A Cátedra del Reto Demográfico de Next Educación é uma iniciativa que se junta às estratégias nacionais a serem implementadas pelo governo espanhol a curto e médio prazo, objetivando combater o despovoamento.  

 

Deja un comentario