PME x grandes empresas

Quais as principais vantagens e inconvenientes

Montar uma empresa gera algumas dúvidas para quem quer levar adiante o próprio negócio. Uma delas o tipo de registro: que vantagens têm as pequenas e médias empresas em relação a um empreendimento de maior porte?

Ao começar um negócio ninguém pensa que se tornará dono de uma multinacional da noite para o dia. Porém, muitas vezes é este o objetivo de alguns empreendedores, ao pensar que os benefícios oferecidos a uma grande corporação são maiores que das pequenas e médias empresas (PME)

Sem embargo, como no dito popular, às vezes menos é mais: a simplicidade e proximidade característicos de uma PME podem oferecer possibilidades que estão fora do alcance de grandes empresários. Repassamos algumas delas:

  • Permite controlar as ações tomadas pela empresa praticamente a cada milímetro. Quanto menor seu tamanho, mais claro será organizar e gestionar que os objetivos sejam cumpridos seguindo os planos estabelecidos. Assim quem a dirige pode saber em que pontos estão sendo centrados os esforços ou que dificuldades encontram os empregados em suas tarefas.
  • O ponto anterior leva a um maior compromisso dos funcionários, somado ao fato de, num ambiente com número reduzido de pessoas, o vínculo com a empresa e com os colegas é fortalecido.
  • Esses vínculos também refletem uma maior produtividade e uma comunicação interna ágil, facilitando a fluidez de novas ideias e o trabalho em equipe.
  • Se as relações criadas entre os empregados são mais próximas e pessoais que em uma grande empresa, igualmente o contato com os clientes é mais sensível e direto. Isso permite conhecer suas preferências e necessidades, oferecendo um atendimento mais personalizado.    
  • Ademais, tem uma maior capacidade em detectar e satisfazer necessidades muito específicas, algo difícil em grandes negócios.
  • Em uma PME a tomada de decisões é mais rápida, pois é feita por apenas uma pessoa ou um grupo reduzido. A agilidade na hora de definir resoluções em alguns casos pode ser decisiva para atingir um resultado.
  • Por sua estrutura simplificada, uma PME tem maior capacidade de adaptação aos câmbios porventura surgidos ou às contínuas variações dos mercados.

Por outro lado, há de se mencionar algumas das dificuldades daquelas empresas que estão começando. Financiamentos são mais difíceis, os gastos costumam ser mais elevados e estas não possuem tantos recursos tecnológicos e tampouco o poder de negociação de uma grande empresa.  

 

Vale lembrar que o Sebrae dispõe em seu site vasto material para quem está começando.  




[Pode interessar: Master em Criação e Aceleração Empresarial da Next IBS]

Deja un comentario