Quais são as empresas mais sustentáveis do mundo? E por quê?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
economia verde, sustentabilidade, empresas, ecologia, meio ambiente

Uma empresa que aposta pela sustentabilidade realiza em suas ações benefícios à sociedade, além do meio ambiente, em setores sociais, culturais e laborais. Nessa postagem falaremos um pouco sobre quem lidera o ranking das empresas mais sustentáveis do mundo.

O valor de uma empresa pode ser medido por diferentes variáveis – desde seus lucros e dividendos até o alcance das ações empreendidas. Um parâmetro, porém, tem cada vez mais peso entre os consumidores: o quão sustentáveis são. Vejamos o que estão fazendo algumas das companhias que são referência nesse quesito para alcançarem tal posto.

Lidera a lista a francesa Dassault Systemes, dedicada ao desenvolvimento de softwares para engenharia que ajuda empresas a minimizar o desperdício. Além disso, possui grande participação de mulheres no conselho diretivo e uma diferença pequena entre o salário do diretor e a média dos trabalhadores.

[Pode interessar: Master em Economia Verde]

No segundo lugar do pódio está finlandesa Neste Oil, especializada no refino e comercialização de petróleo, que passou a destinar mais de 90% dos novos investimentos em materiais renováveis e biocombustíveis. A medalha de bronze fica com a fabricante de componentes de automação Valeo, também da França, cujos investimentos se dedicam a fazer com que as montadoras de veículos possam reduzir a emissão de carbono.

Na sequência aparecem marcas como a alemã Siemens, detentora da maior eficiência energética do setor e premiada pela baixa emissão de carbono e baixa rotação de funcionários; e a estadunidense Cisco, valorada pela igualdade de gênero ao ter 38% de mulheres entre os altos executivos.

Outras posições de destaque são o Danske Bank, na qual altos executivos têm melhores gratificações se a empresa cumpre seus objetivos de sustentabilidade; e o ING Group, que contribui com os planos de previdência quase o dobro por funcionário que a maioria das grandes companhias. Entre marcas espanholas apenas Acciona (gestão de infraestrutura) , Inditex (têxtil) e Iberdrola (energia) figuram no ranking.

Para elaborar o The Global 100 a Corporate Knights avalia empresas de diversos setores, baseando-se em indicadores como ao consumo de energia e água, emissão de carbono, produção de resíduos sólidos, capacidade de inovação, pagamento de impostos, relação entre salário médio de um trabalhador e dos diretores, planos de previdência e proporção de mulheres.

Quer receber as últimas notícias da Next International Business School?